Sua Campanha de Marketing da CIPA Está Trazendo resultados? Como você comprova?

Investir em campanhas e capacitações, é investir nas pessoas para que elas motivem resultados positivos para a sua empresa. No entanto, como mensurar esses resultados?





É válido saber que tudo que fizemos, temos que de um jeito ou de outro saber medir. Saber a real condição da companhia no momento atual e lutar para alcançar indicadores melhores em um futuro próximo. Então, por favor, não se esqueça de registrar esses dados.

No mundo atual sempre tentamos aperfeiçoar os resultados, ou seja, alcançar os melhores resultados possíveis com o menor recurso disponíveis, na engenharia de produção chamamos isso de “ Ponto Ótimo”. Trocando em miúdos... É ir para guerra e matar o maior número possível de inimigos com um disparo só. Então por meios elementares você consegue comprovar sua eficiência, 2 disparos efetuou 2 baixas do inimigo. Comprovando uma eficiência de 100% nos disparos.

Trazendo esse conceito para os treinamentos e campanhas, precisamos transformar esses disparos, do exemplo anterior, em dinheiro.O sr. Jack Phillips sugere uma forma que comprova o retorno dos seus investimentos, aplicando o Método ROI- Retorn On Investiment (Retorno de Investimentos). Trata-se de um cálculo financeiro que tem como finalidade estimar a taxa de determinado investimento realizado pela empresa. Isso dependerá das variáveis contidas na conta. Poderá medir a taxa de retorno, por exemplo, uma campanha de publicidade (CIPA), ou ainda de um curso de capacitação de segurança apresentado a equipe.

Como calcular o ROI

Tecnicamente você precisa mensurar o benefício alcançado com determinado curso ou campanha. Subtraia o valor total do montante do investimento, divide-se o resultado pelo investimento e multiplica-se por 100. Abaixo será usados dados hipotéticos para uma campanha conforme Jack Phillips sugere. Então ficará assim , 12.000 (doze mil reais será o custo da campanha ou treinamento). E os 20.000(vinte mil reais, foi o valor alcançado com a campanha ou treinamento, nesse caso o custo da redução de acidentes)

Ficando desta forma:

20.000 - 12.000 = 8.000

Fazendo essa conta restará 8.000 ( oito mil reais), então divide-se esse resultado pelo investimento inicial, 12.000 (doze mil reais). Observe abaixo:

8.000/12.000 = 0,66

Chegando a esse valor 0,66 é necessário multiplicar por 100, observe:

0,66 x 100 = 66

O valor encontrado significa que o investimento obteve uma taxa de retorno de 66%, ou seja , a cada R$1,00 (um real) investido em capacitação, na sua empresa, houve um retorno de 0,66 reais (sessenta e seis centavos).

Fique atento, não deixe de atribuir todos os custos dos acidentes, hora do trabalhador parado, custo do atendimento da enfermaria , transporte para hospital, danos materiais e remédios.

Por : Eng. João Mateus

Fonte:

http://sambatech.com/blog/insights/roi-treinamento-online/#desafios

http://www.sm.com.br/detalhe/gestao/os-investimentos-em-treinamento-da-equipe-deram-resultado

http://www.roiinstitute.net

http://veler.com.br/blog/roi-da-aprendizagem-conheca-metodologia-de-jack-philips-2/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square